A TETRANITA apoia o processo natural de cura e regeneração óssea do corpo, fornecendo uma estrutura na qual o osso pode se infiltrar. Dada a estrutura altamente amorfa, que é dominada por ligações iônicas e de coordenação, a perda de íons da substância curada é mediada pela dissolução gradual à medida que o fluido intersticial entra em contato e penetra na superfície da TETRANITA, deixando canais para o crescimento ósseo. A nova deposição óssea (um processo reparador naturalmente programado nas células do tecido conjuntivo) é apoiada pela neovascularização que se desenvolve nas porosidades e zonas da TETRANITA onde a fase amorfa do material se dissolveu. Este é um processo contínuo que dura meses até que a maior parte do material da TETRANITA seja progressivamente reabsorvida e substituída por osso novo durante o processo de cura. A remoção final dos cristais residuais da fase mais estável, a hidroxiapatita, é realizada por células gigantes multinucleadas, os agentes normais envolvidos na renovação do tecido mineralizado.
TETRANITE é um biomaterial injetável e autofixante que é altamente coeso, permitindo que seja colocado em um ambiente cirúrgico úmido sem ser lavado durante sua aplicação. O material endurece em minutos e, durante seu processo de cura, forma ligações adesivas tanto em superfícies ósseas quanto metálicas. Como resultado, o material é capaz de suportar forças de separação quando usado para aderir fragmentos ósseos juntos ou para fixar implantes metálicos ao osso quando há contato ósseo existente insuficiente. Dadas suas propriedades estruturais, a RevBio está desenvolvendo aplicações tanto para aumentar a força de fixação de dispositivos de implantes metálicos existentes quanto aplicações para seu uso autônomo com possíveis aplicações de suporte de carga.
TETRANITE combina exclusivamente dois compostos naturais – Fosfato Tetracálcico (TTCP) e o aminoácido O-Fosfo-L-Serina (OPLS) em um meio aquoso. Após a cura in situ , TETRANITE forma um sólido multifásico que é predominantemente amorfo; no entanto, várias fases cristalinas em menor proporção incluem (a) cálcio-fosfoserina-monohidrato, (b) hidroxiapatita, (c) fosfato tetracálcico não reagido e (d) fosfato α-tricálcico não reagido. Uma vez no mercado, TETRANITE se tornará o primeiro adesivo ósseo sintético. Como um produto sintético, TETRANITE não depende de moléculas grandes e, portanto, pode ser produzido em grandes quantidades a um baixo custo.
TETRANITE tem um Mecanismo de Ação único. Os componentes em TETRANITE reagem em minutos para produzir um sistema composto exclusivamente adesivo. Após o endurecimento, TETRANITE é bioengenheirado para suportar tensões de ligação de tração e cisalhamento de até 3 MPa, semelhante à resistência do osso esponjoso humano. O andaime TETRANITE é osteocondutor e bioativo, levando à eventual substituição de TETRANITE por osso novo. Com o tempo, a responsabilidade de suportar a carga é transferida para o novo tecido, de modo que a integridade mecânica seja mantida.
Revbio